Thursday, January 06, 2011

Lisboa. Primeira parte: infância

Vínhamos a Lisboa para vir ao médico. Ao oftalmologista, ao otorrino, ao oncologista. Era isso e comprar botas ortopédicas na rua da Madalena. Eu odiava as botas ortopédicas de sola dura que me pesavam nos pés e faziam escorregar no recreio da escola. Não se pode gostar de uma cidade que nos faz perder à apanhada com os rapazes, pensava. Levantávamo-nos cedo porque as autoestradas não eram como hoje e eu dormia a maior parte do caminho, acordando quando se avistava o Cristo Rei e a ponte 25 de Abril, o Tejo imenso e a cidade ao fundo, era a maior cidade que eu conhecia e gostava de a ver cá de cima, só telhados e varandas, roupa estendida, casas antigas. Muitas casas. Descíamos a António Augusto Aguiar e entrávamos na confusão. Tantos carros, buzinas, semáforos, o ruído dos autocarros, um cheiro a tubos de escape e alcatrão. Os cheiros, aliás, eram todos intensos. O cheiro da cera nos corredores de Santa Maria. O cheiro a mofo e a chichi de gato nos prédios onde ficavam os consultórios. O cheiro das castanhas assadas nas ruas (não havia castanhas assadas na minha terra). O cheiro a fritos nos restaurantes onde comíamos um bitoque e comer um bitoque, naquele tempo, para mim, era mais ou menos como hoje os miúdos comerem um happy meal, uma ocasião especial. Depois do almoço estacionávamos o carro no parque dos Restauradores e íamos à Baixa, ver as novidades da Lojas das Meias e da Casa Africana, entrar na Charles, percorrer os corredores labirínticos dos Porfírios, comprar tecidos e linhas para bordar em lojas pequenas de cheiro a naftalina e senhoras com troço na cabeça, andar nas escadas rolantes do Grandella e, no Natal, passar horas a olhar para os bonecos que se mexiam nas montras dos armazéns. Gente aos encontrões no passeios. Os pedintes (na minha terra não havia pedintes). A mão do meu pai, firme, a agarrar a minha. Vem cá, não te afastes, não atravesses, não corras. Lanchar na Suíça ou na Confeitaria Nacional e voltar para casa, fugir do trânsito, dos carros e dos autocarros, das buzinas e daquele cheiro a tubos de escape e alcatrão. Adormecer no carro. Tomar banho. Livrarmo-nos do pó que se entranhara no cabelo e na pele. Não se pode gostar de uma cidade que nos faz macacos pretos no nariz, pensava. Mal eu sabia ainda.

(texto publicado originalmente no Delito de Opinião)

Labels: ,

5 Comments:

Blogger Isabel I said...

Como eu, anos antes. Nós íamos a Lisboa de comboio, levávamos lanche, mudávamos no Entrocamento, demorávamos 5, 6 horas. Tínhamos uns primos em Benfica, íamos de taxi desde Santa Apolónia. Abríamos a boca de espanto, tanta gente, tanto carro. Almoçávamos no João do Grão, comprávamos roupa no s Armazéns do Chiado, no Grandela, comíamos uma tíbia na Suíça, à noite íamos á Feira Popular, no dia seguinte ao Jardim Zoológico.Fui à praia, a primeira vez à Costa, adorei logo o mar, tinha 5 anos. Adorei logo Lisboa, o cheiro dos cafés do Rossio, tudo. Não vivo em Lisboa e nem queria mas adoro Lisboa.

12:30 PM  
Blogger Paula Sofia Luz said...

Que texto tão bonito.
:)

5:30 PM  
Blogger Ana said...

como sempre, gostei muito!

9:26 PM  
Anonymous Mariana said...

Estive em Lisboa em 2008 (sou de São Paulo, Brasil) e já não vi os cenários que descreveu. Mas, com seu texto, me senti naquele tempo, revisitando em minhas memórias os lugares que percorri com os perfumes que descreveu. Parabéns pelo texto afetivo, tão bonito!

11:59 AM  
Blogger Anita said...

Fez-me lembrar quando era pequena e também ía a Lisboa ao médico. Era um dia em grandes.

1:04 PM  

Post a Comment

<< Home