Monday, May 10, 2010

Teoria da incerteza

Eu li os livros e os artigos das revistas. Do spock, do brazelton e do mário cordeiro, daquele que tem um método infalível para alimentar as crianças, do outro do pequeno ditador e mais uns quantos menos mediáticos mas igualmente cheios de teorias. É óptimo haver tantas teorias porque, se procurarmos bem, há sempre algum especialista que concorda connosco e serve mesmo para justificar as nossas decisões. Há uns que dizem que o bebé deve aprender a dormir sozinho, outros que defendem o co-sleeping. Há uns que dizem que o bebé deve escolher os seus horários, outros que nos aconselham a impor regras e rotinas desde o nascimento. Há uns que nos fazem sentir culpadas por nunca estarmos em casa, outros que dizem que o mais importante é ter tempo de qualidade com eles. Que nunca se deve bater nem gritar, ou que uma palmada de vez em quando não faz mal. Que os devemos obrigar a comer bróculos, ou que não adianta forçar nada. Que eles devem aprender quanto custa a vida, ou que devem ser crianças e temos de os proteger. Já foi moda abdicar de tudo pelas crianças, mas parece que agora voltou a estar na moda sermos adultos e elas que se adaptem à nossa vida. Enfim. É escolher, ò freguesa. Eu li os livros todos e, como toda a mãe que se preza, juntei estes conselhos todos, deitei fora aqueles que não me interessavam, baralhei, dei de novo e criei umas teorias só minhas, acertadíssimas, inatacáveis - para educar filhos perfeitos, sem margem para erros. Tenho certezas absolutas (não temos todas?). Sei exactamente como devo fazer.
O problema não são as teorias. O problema é a prática. Diária. Caótica. Improvisada. Cansada. Barulhenta. E, vai-se a ver, acabo sempre cheia de dúvidas, a achar-me a pior mãe do mundo e a imaginar os horrores que os meus filhos hão de dizer de nós quando, já crescidos, passarem horas e horas na psicanálise. Não podia ser só um bocadinho mais fácil?

Labels:

15 Comments:

Blogger 1gota said...

Tão verdade!

(posso linkar?)

:*

5:09 PM  
Anonymous aol said...

Eu também, por vezes penso que sou a pior mãe do mundo.
Até costumo dizer que qualquer dia os meus filhos qualquer dia me "vão dar para adopção".

5:38 PM  
Blogger ana said...

olha guia-te pelo que te vai na alma, das chatices que trazes, de um dia porreiro, de um dia de meter medo ao susto, isto é: mas alguém não tresvaria o humor dia após dia?

10:06 PM  
Blogger ana said...

olha guia-te pelo que te vai na alma, das chatices que trazes, de um dia porreiro, de um dia de meter medo ao susto, isto é: mas alguém não tresvaria o humor dia após dia?

10:06 PM  
Blogger Avessa said...

Assim vejo que não sou só eu. É mesmo muito dificil educar e principalmente lidar...e na nossa cabeça tudo alinhadinho mas depois na prática instala-se o caos!

9:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

Porque não olhar para eles e vê-los, simplesmente, como seres iguais a nós e tratá-los como irmãos, assim, não terão eles maior facilidade em ver as nossas dúvidas e incertezas? ....e que ninguém está aqui para impôr nada a ninguém.....

12:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

:)
Como te percebo.
Aqui tens o link para fazeres o download gratuíto de um livro do Carlos Gonzales, o Besame Mucho.
Não é um "livro de instrucções", eu gostei muito de o ler. Recomendo!
Um beijo
L
http://www.4shared.com/dir/6719904/2a1cb6ad/sharing.html

4:34 PM  
Anonymous SofiaGaivota said...

Tal e qual.... lemos de mais... se calhar devemos seguir a nossa intuição e à falta dela o que nos parece melhor naqueles segundinhos em que temos que reagir mas que depois que nos parecem horas quando rebobinamos na nossa cabeça. :)

4:06 PM  
Blogger Matilda said...

Exactamente. Acho que o problema começa quando damos ouvidos ao mundo.

11:33 AM  
Blogger Juanna said...

Sem ter lido livros, cheguei à conclusão que, entre pais e filhos, não pode existir uma democracia. Eu mando e pronto. Elas obedecem. Por vezes cedo eu, por vezes elas. E assim nos amamos profundamente, com palmadas no rabo pelo meio.

8:32 PM  
Blogger Eva Lima said...

Poder até podia, mas não era a mesma coisa, pois não?
Onde ficava o nosso poder/dever de decisão?

12:18 PM  
Anonymous Anonymous said...

Excelente texto, mas de certeza que não és a pior mãe do mundo. Somos mães em constante aprendizagem. O que sabemos hoje amanhã é uma incerteza dado que eles mudam tanto e tão rápido. Mas aqui é que está o desafio desta relação que é sempre tentativa, erro, tentativa, erro... :) e assim se aprende. T.

3:28 PM  
Blogger Meg said...

:|

10:49 AM  
Anonymous Dina said...

Obrigada! Eu também já ouvi/li/vi de tudo...e no fim fico grata só por estarmos vivos, inteirinhos d +/- equilibrados

5:16 PM  
Blogger Papoila Bem Me Quer said...

Poder... podia, mas nao era a mesma coisa!!!

10:07 AM  

Post a Comment

<< Home