Thursday, February 19, 2009

A rolha

Lidas uma a seguir à outra estas notícias provocam-me uma certa comichão. Uma é sobre o facto de o ministério público ter proibido uma sátira ao querido magalhães, o computador entenda-se, num dos desfiles mais populares. Outra diz que uma direccção regional de educação obriga uma escola a ir festejar o carnaval para a rua, quando o conselho directivo tinha decidido que a festa seria dentro dos muros. Fico assim meia zonza. Eu não gosto especialmente do carnaval, não tenciono mascarar-me nem ir a nenhum desfile, mais brasileiro ou mais português. Por mim ignorava-se a data e seguia-se para bingo. Ainda assim fico chocada. Mas que raio. Desde que me lembro de ser gente que o carnaval era a altura dos excessos e das transgressões. Homens que eu via todos os dias de fato e gravata apareciam de peruca e mamas postiças. Gente geralmente composta batia-me à porta com a cara tapada com uma meia. Nos desfiles havia sempre piadas ao momento político, fosse o que fosse, a crise, a cee, as vacas loucas, os políticos. É carnaval ninguém leva a mal, dizia-se. Mas isso era dantes. Transgressões? Agora tem de andar tudo na linha. Há leis e regras e regulamentos e directivas para tudo, tudinho, até para o carnaval. Parece coisa pouca, é só um desfile, são só uns miúdos mascarados em fila indiana, é só um carro alegórico. Só uma proibição. Só uma obrigação. O que é que custa? Parece coisa pouca mas é sintoma de muita coisa.

Labels:

5 Comments:

Blogger Paula Sofia Luz said...

Sinto o mesmo. E não gosto. Nada. Assusta-me isto.

10:58 PM  
Anonymous Anonymous said...

Concordo plenamente. Mto bem descrito e escrito.

Cidália

2:40 PM  
Blogger CM said...

Ooohh, de muita coisa mesmo.
E será sintoma, ou já doença?
Belo post.

3:27 PM  
Blogger Sofia said...

Palavras perfeitas! O que assusta é começar a juntar os sintomas e perceber que a doença é grave, muito grave!

10:42 AM  
Blogger Unknown said...

Cada pessoa tem uma percepção diferente do que significa liberdade de expressão e democracia, pelos visto o governo tem uma definição diferente daquela que nós, povo, tem..

6:06 PM  

Post a Comment

<< Home