Sunday, January 04, 2009

Noitadas




Quando eu era miúda a emissão da RTP, que era a televisão que havia, terminava algures entre a meia-noite e a uma da manhã. Vinha a locutora para dizer até amanhã, depois aparecia o genérico, taran taran tan tan, e ficava a mira técnica durante toda a noite; ao fim-de-semana, quando eu acordava e corria para a televisão para ver os desenhos animados às vezes ainda estava o ecrã às tiras coloridas com música clássica a acompanhar. Quando se desligava a televisão era como se o país inteiro fosse descansar. Como não havia canais por cabo nem internet nem sítios para onde ir, pelo menos lá na minha terra, o pessoal não tinha outro remédio senão pegar num livrinho e deixar-se adormecer. Não passava pela cabeça ninguém, a não ser que tivesse uma daquelas insónias ou muito trabalho por fazer, ficar acordado até de madrugada. Fazendo o quê? Mesmo mais tarde e já na movimentada capital, eu ainda sou do tempo em que as discotecas fechavam às quatro da manhã. E já era tardíssimo. Lembram-se? Calava-se a música, acendiam-se as luzes e expulsavam-nos dali sem piedade sequer por aqueles que tinham de ficar ao relento fazendo tempo até à hora do barco ou do comboio para casa. Era então que íamos aos bolos de Santos ou ao cacau da Ribeira. Para acabar a noite.
Mas isto foi no antigamente, já se vê, quando a noite era noite e o dia era dia. Porque agora, neste mundo que nunca dorme, está sempre tudo aberto e tudo em funcionamento. Há sempre qualquer coisa para fazer, um jogo para jogar, um sítio para navegar, um filme qualquer para ver. Um motivo para ficar acordado. Seja em casa ou na rua. Uma pessoa que se deita, suponhamos, às onze horas é olhada com estranheza pelos amigos. O quê?, já vais dormir?, como se [eu] fosse uma aberração. É que uma pessoa normal deita-se por volta da uma da manhã, pelo menos. Os jantares marcam-se para as dez, só os parolos chegam às discotecas antes das duas e noite que é noite deve terminar lá pelas sete, quando a cidade já se movimenta e os meus filhos estão quase, quase a acordar.
Não me parece bem. Quer dizer, eu sempre fui assim meio ensonada, uma espécie de Cinderela que a partir da meia-noite podia ficar um bocadinho rabugenta, mas mesmo assim conseguia ter uma vida social mais ou menos normal. Só que isto agora atingiu proporções nunca vistas. É que há já muito tempo que não consigo fazer um programa completo com os meus amigos. Começo a bocejar quando ainda estamos nas entradas, quando chega a sobremesa já estou a cabecear e acabo sempre por os deixar a caminho de algum lado e apanhar um táxi para casa enquanto os ouço a gozar já?, mas já te vais embora?, és umas cortes, é o que és. E sou mesmo. É por isso que eu tenho saudades da mira técnica. Era assim uma espécie de Vitinho para os crescidos. Dizia-nos que estava na hora de ir para cama. E ninguém questionava isso. Toda a gente se deitava e dormia as suas sete horinhas de sono, que tão bem fazem à pele e ao humor das pessoas. E nunca ninguém ia reparar que eu já não aguento uma noitada à séria.

Labels: , ,

16 Comments:

Blogger Sílvia said...

Por acaso é bem verdade. Eu faço umas noitadas de vez em quando mas a partir das três já ninguém me atura porque o que mais quero é a minha caminha...

11:27 PM  
Blogger Alexandre said...

do que o meu mais gostava era do genérico triunfal do começo das transmissões da eurovisão (nada a ver, eu sei, mas fiquei nostálgico)

1:28 AM  
Blogger Ana C. said...

Deixaste-me com uma crise aguda de nostalgia. E as matinés do crazy nights? Quando dançar um slow durante a tarde era o momento alto do dia?
Parabéns pelo Post

9:56 AM  
Blogger Lara said...

Obrigada! Eu própria não poderia ter escrito melhor uma realidade que também vivi e que vivo agora, qual Cinderela da geração de 70! :)

10:00 AM  
Blogger CGM said...

Vem viver para Londres/Uk, sentes-te em casa :)

Bom ano!

10:29 AM  
Blogger IPQ said...

eheheh. Muito bom. Eu também sou meia cinderela, deixa estar...
Beijos
obrigada pela foto dos rapazolas

11:31 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ahahah! Ainda esta noite tive insónias e liguei a televisão para me entreter! :)

11:53 AM  
Blogger Débora said...

Eu sou de 85 (não vai assim há tanto tempo) e ainda me lembro de ir dormir ainda de DIA e de acordar e ainda ver o início da emissão da sic! Ainda me lembro da músiquinha e tudo :)

Agora bem tento deitar-me cedo e todas as manhãs me arrependo de não o ter feito... mas na hora de ir dormir arranja-se sempre outra coisa mais interessante para fazer :)

7:18 PM  
Anonymous Anonymous said...

Very good!

11:40 AM  
Blogger Catarina said...

saudades...muito bom!!!

1:39 PM  
Blogger Noc@s said...

Fiquei nostálgica, prontes!!! Mas gostei muito do texto.
Jocas nostálgicas ;-)

2:04 PM  
Blogger Jo said...

Querem clássicos? A campanha eleitoral! Antes do telejornal, sempre à mesma hora. E eu via. Juro. Sentava-me em frente à televisão e via: "Soares é fixe".
E o Cine-Clube, às quartas à noite, na RTP2?
Ana C.: as matinés do Crazy Nights! Pá, do que tu me foste lembrar.

6:21 PM  
Blogger Paula Sofia Luz said...

Se tu soubesses o que eu gostei destes texto aparecias já aqui no ecrã para eu te ver. beijo

12:30 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ehehe às vezes acontece. =o)

12:17 PM  
Anonymous Anonymous said...

Identifiquei-me imenso com aquela parte do se deitar cedo. Ao contrário de grande parte dos meus amigos, não gosto muito de sair e ás 11:30 o mais tarde já gosto de estar na cama. Mas se vou dizer isto para a escola pensam que sou uma nerd qualquer...
Gosto muito do blogue parabéns!

2:19 PM  
Blogger Adeliazinha said...

Quanto mais leio este bolg, mais me vejo ao espelho.....

4:15 PM  

Post a Comment

<< Home